segunda, 09 de setembro de 2019 - 10:29h
SVS oferta curso em codificação de causa de óbito
Capacitação é ofertada a profissionais que atuam junto ao Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no âmbito estadual e municipal
Por: SVS
Foto: Sandro Mendes/SVS

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Estado do Amapá (SVS-AP), iniciou nesta segunda-feira, 9, o “Curso de Capacitação em Codificação de Causa Básica do Óbito- CID 10”.

A atividade ocorre através de parceria entre o Centro de Informação e Análise da Situação de Saúde da SVS (Ciass/SVS), com o Ministério da Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e Instituto Federal do Rio Grande do Norte – IFRN.

O curso acontece na modalidade semipresencial, sendo 32horas na modalidade à distância e 32 horas presenciais. A formação é ofertada para profissionais que atuam junto ao Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), no âmbito estadual e municipal, com o objetivo de promover a qualificação profissional de trabalhadores responsáveis pela codificação da causa básica do óbito.

A etapa presencial está sendo sediada na capital, Macapá, no auditório do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Cerest/SVS), até a quinta-feira, 12, e conta com a participação de 30 profissionais.

O Curso de Capacitação em Codificação de Causa Básica do Óbito – CID10 contempla em suas atividades a capacitação e a habilitação dos servidores municipais e estaduais para trabalhar com a Codificação da Causa Básica do Óbito; conhecer a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde 10ª Revisão – CID-10; manusear a CID-10 na codificação das causas de morte; aplicar as regras de seleção da causa básica de morte; padronizar o uso da informação; inserir a supervisão da codificação e conhecer as atribuições de um codificador e sua inserção na Vigilância em Saúde.

“O trabalho dos codificadores é de fundamental importância para a melhoria da qualidade da informação sobre causas de morte no Amapá, contribui na produção de estatísticas de mortalidade segundo causa de morte e servem para nortear os gestores no planejamento de políticas públicas”, afirma a  gerente do Centro de Informação e Análise da Situação de Saúde, Diovana Alberto.