terça, 05 de junho de 2018 - 10:58h
Edital para contratação de agentes de endemias será lançado nesta quarta-feira, 6
Edital PSS
Por: Nathan Zahlouth
edital PSS para agentes

O Governo do Amapá lançará na próxima quarta-feira, 6, o edital para a contratação temporária de 349 agentes de combate às endemias. O certame é organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e se dará por meio de processo seletivo simplificado. As inscrições ocorrerão através do site: processoseletivo.ap.gov.br.

A publicação do edital e o processo seletivo foram sancionados pelo governador, Waldez Góes, na semana passada, depois que a Assembleia Legislativa (Alap) aprovou por unanimidade o projeto de lei, no último dia 22.

De acordo com o Governador, Waldez Góes, a contratação dos agentes é fundamental para que o Estado tenha controle sobre as doenças transmitidas por vetores.

“O Amapá é zona de risco e o trabalho de controle dessas doenças tem que ser feito de forma eficiente, através desses agentes, os quais a presença é imprescindível nas ruas do Estado”, afirmou o gestor.

Mudança

Diferente do último processo seletivo, os profissionais que serão contratados trabalharão não somente em ações de controle do Aedes, mas em ações de outras doenças endêmicas, transmitidas por vetores.

“Eles terão responsabilidade de trabalhar o controle da malária, doença de chagas, leishmaniose e outras doenças”, explicou o Superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Critérios

Dorinaldo Malafaia disse ainda que a seleção dos agentes será feita através de análise curricular, que avaliará entre outros critérios a experiência profissional dos candidatos na área da saúde. É exigido o Ensino Médio completo para o cargo.

Após a seleção, os 349 contratados passarão, ainda este mês, por qualificação para se tornarem agentes de endemias.

Controle a vetores

Os agentes de combate às endemias cumprem um papel fundamental no Plano de Ações Integradas de controle a vetores. Esses profissionais realizam a educação ambiental, a identificação e eliminação de criadouros removíveis e o controle dos criadouros permanentes, além do combate aos surtos epidêmicos.

Nos últimos anos, esse trabalho tem sido determinante para a obtenção de resultados positivos, como no controle as doenças relacionadas ao Aedes aegypti (Zika, Dengue e Chikungunia) e Anopheles (Febre Amarela).

“Com os novos agentes, a superintendência ajudará as prefeituras a fortalecer a vigilância nos municípios. Esperamos, assim, que os índices sejam melhorados”, complementou Dorinaldo Malafaia.

O superintendente da SVS concluiu avaliando que o Estado passa a ter uma força complementar para situações de emergências, como a que ocorreu recentemente, com os efeitos da enchente em Laranjal do Jari.