terça, 30 de abril de 2019 - 08:21h
Abril Verde inicia com falas de autoridades e segmentos da saúde
Por: Nathan Zahlouth
Foto: Nathan Zahlouth
O mês é alusivo à promoção da saúde do trabalhador e prevenção dos acidentes de trabalho.

Na manhã desta segunda-feira, 29, no auditório do Senac-AP, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), através do Núcleo de Vigilância e Saúde do Trabalhador (NVST), iniciou a programação alusiva ao Dia Mundial em Memórias às Vítimas de Acidente de Trabalho, o “Abril Verde”. O evento conta com a parceria do Conselho Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Faculdade Madre Tereza e Secretária de Estado da Saúde (Sesa).

O fórum iniciou com falas das autoridades presentes: Sivalda Cunha (presidente do Conselho Estadual de Saúde); Rubernei Montes (gerente da NVST); Wanderlei Gomes (membro do Conselho Nacional de Saúde); Paulo Gilberto (membro do Conselho Estadual de Saúde); Marcos Marinho (Superintendência do Trabalho) e Dorinaldo Malafaia (superintendente de Vigilância em Saúde).

“Nós precisamos fortalecer a política de prevenção e de saúde do trabalhador, fazer de fato isso hoje não é tarefa fácil. Lamentavelmente, somos um pólo fragilizado e que passamos por um processo de flexibilização das leis trabalhistas, o que deu impacto direto na saúde do trabalhador”, pontuou o superintende da SVS, Dorinaldo Malafaia.

Em seguida, ocorreram os seguintes painéis: “A política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, ministrado por Regiclaudo Silva, administrador e chefe da Unidade de Articulação e Desenvolvimento da Politica de Saúde do Trabalhador da SVS; e, posteriormente, a Fisioterapeuta Deusilayni Silva falou sobre “A política Nacional do Trabalhador do SUS”. Por último, a educadora física, Adriana Everdosa, ministrou palestra sobre “Beneficios da educação física para o trabalhador”.

O evento é voltado para estudantes, trabalhadores em geral e agentes da saúde. Nesta terça-feira, 30, a programação acontece na Faculdade Madre Tereza, no município de Santana, no bairro Nova Brasília.