quarta, 21 de novembro de 2018 - 10:13h
Oficina EpiSUS forma profissionais em investigação epidemiológica de campo no AP
1ª TURMA
Por: Júlio Miragaia
Foto: Júlio Miragaia
Participam da oficina 25 profissionais, entre servidores da superintendência e das secretarias de saúde dos municípios.
Começou na manhã desta segunda-feira (19), na Escola de Administração Pública (EAP), a primeira oficina no Amapá do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS Fundamental).
 
A formação é ministrada, até a sexta-feira (23), pela enfermeira e técnica do Ministério da Saúde, Nathalie Mendes Estima. O curso tem o apoio do Governo do Amapá e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).
 
O EpiSUS-Fundamental é promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e tem o objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, por meio da capacitação de profissionais em epidemiologia de campo, que atuam em nível local, visando melhorar a capacidade de detecção, resposta e comunicação de problemas de saúde pública. Entre os conteúdos abordados durante o treinamento, a sífilis terá destaque, por representar um grande problema de saúde pública a ser enfrentado pelo país.
 
De acordo com o diretor executivo da SVS, Emanuel Bentes, 25 profissionais entre servidores da superintendência e das secretarias de saúde dos municípios participam da oficina.
 
“É a primeira turma de profissionais em processos de investigação epidemiológica de campo. Investigação de surto e epidemias por agravo, na área de doenças transmissíveis e não transmissíveis, e nas demais vigilâncias”, complementou.
 
A segunda etapa [da oficina] ocorrerá entre os dias de 7 e 11 de janeiro e a terceira e última em fevereiro.

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá