sexta, 23 de novembro de 2018 - 11:05h
Novembro Azul: Estado oferta exames de PSA na zona norte de Macapá
SVS e Ifap ofertaram os atendimentos ao público masculino em alusão à campanha Novembro Azul
Por: Júlio Miragaia
Foto: Ascom SVS
Atendimentos ocorreram durante a manhã, no hall da instituição

Na manhã desta quinta-feira, 22, uma ação ofertou cerca de 100 exames de próstata através de coleta de sangue (PSA) para o público masculino da zona norte de Macapá, nas dependências do Instituto Federal do Amapá (Ifap).

Organizado pelo instituto, em parceria com o Governo do Estado, os atendimentos foram realizados por profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

De acordo com a biomédica da SVS, Kelly Monique, os exames serão processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) e, em uma semana, entregues ao Ifap, que revelará os resultados aos pacientes. Caso o exame aponte a necessidade, os devidos pacientes serão encaminhados para atendimento médico.

“Homens com mais de 50 anos e com histórico de câncer na família devem tomar todas as medidas necessárias para ter uma vida saudável, desde a alimentação até atividades físicas. O exame é um dos procedimentos para checar a saúde e garantir qualidade de vida”, desatacou a biomédica.

A ação é alusiva à campanha “Novembro Azul”, que acontece com o objetivo de promover a saúde do homem e alertar para a importância na prevenção de doenças, principalmente o câncer de próstata.

 
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá