segunda, 27 de maio de 2019 - 11:25h
SVS reativa monitoramento de testes rápidos de malária em Santana
UNIDADE SENTINELA
Por: Marta Bezerra
Foto: SVS

A Superintendência de Vigilância de Saúde (SVS) reativou no dia 23 de maio a Unidade Sentinela de monitoramento do desempenho dos testes rápidos de malária no município de Santana.

A retomada é desenvolvida pelo Núcleo de Gestão da Rede de Laboratórios (NGRL/ DEVL) da SVS. Sua implementação é fundamental na verificação da eficácia do teste rápido de malária, possibilitando avaliar e melhorar a qualidade do diagnóstico.

Conforme recomendado pelo Ministério da Saúde, nas unidades sentinelas, o teste rápido deve ser realizado apenas com o objetivo de avaliação de desempenho, em comparação com o exame de Gota Espessa, o qual permanecerá sendo o exame padrão de diagnóstico de casos suspeitos de malária.

Além da equipe da DEVL/SVS, a reativação da unidade contou com a presença do secretário municipal adjunto de Santana, Josimar Silva dos Santos; a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Ediana Marques; o diretor municipal da Vigilância Ambiental, Waldiel Trindade; e a coordenadora do programa de malária do Município, Olandina Galeno.