terça, 27 de fevereiro de 2018 - 12:54h
Reunião de Cooperação Transfronteiriça define Vigilância em Saúde como área prioritária
BRASIL-FRANÇA
Por: Júlio Miragaia
Foto: SVS
Dentre as medidas aprovadas está a realização do Barco Binacional no Rio Oiapoque no mês de abril

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) participou da Reunião de Cooperação Transfronteiriça, ocorrida nos dias 22 e 23 de fevereiro, em Cayenne, na Guiana Francesa. 

O superintendente Dorinaldo Malafaia e a pesquisadora Margarete do Socorro integraram a delegação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) que colaborou na realização do evento.

O encontro debateu temas como o sistema de saúde na região de fronteira, as cooperações existentes entre os dois países na área, o quadro de doenças transmitidas por vetores, dentre outros.  

Dorinaldo Malafaia apresentou as atividades desenvolvidas pela SVS na prevenção em saúde e os resultados obtidos pelo Estado nos últimos anos.

Além das exposições, o encontro contou com a assinatura de uma declaração de decisões sobre ações de cooperação em saúde para o ano de 2018. O fortalecimento da vigilância em saúde está entre as áreas de trabalho prioritárias, junto com o fortalecimento do sistema de saúde, a formação de recursos humanos e a promoção da participação comunitária.

Dentre as medidas de fortalecimento da vigilância em saúde estão: fortalecer o conhecimento e o entendimento recíproco dos sistemas da vigilância e controle de doenças entre os dois países; organizar troca de dados e de práticas; e consolidar a identificação dos pontos focais dos atores.

 

Barco Binacional

Outro encaminhamento importante é a organização de um barco binacional de saúde no Rio Oiapoque, a partir da segunda quinzena de abril. Ficou ainda como indicativo para junho a realização de uma nova Semana Saúde na Fronteira.

O evento faz parte do Acordo de Cooperação Técnica e Científica, firmado entre os governos brasileiro e francês, em 1996, com foco na atenção às populações da zona de fronteira.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá