quinta, 25 de abril de 2019 - 09:35h
Governo inicia ação educativa contra o Aedes nas escolas
Programação iniciou pelo bairro Marabaixo I, em Macapá, com alto índice de risco para a proliferação do mosquito.
Por: Nathan Zahlouth
Foto: Nathan Zahlouth
Estudantes se tornarão multiplicadores na prevenção de doenças causadas pelo Aedes aegypti

O Governo do Amapá promoveu na manhã desta quarta, 24, a ação de educação em saúde na Escola Municipal de Ensino Infantil Raimunda de Lima Guedes, no bairro Marabaixo I, na zona oeste de Macapá. A iniciativa tem o objeto de orientar crianças a eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, além de apresentar o aplicativo “Caça ao Mosquito”.

A ação é organizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cedec), Secretaria Municipal de Educação e Programa Saúde nas Escolas (PSE).

O técnico da Vigilância Ambiental da SVS, Aldo Mauricio, ministrou uma palestra e interagiu com os estudantes de forma lúdica, mostrando quanto o mosquito pode ser perigoso, transmitindo doenças, como dengue, zika vírus e febre chikungunya. Segundo Maurício, a atividade objetiva, também, mostrar que as crianças podem ser fundamentais na caça ao mosquito.

“É um público estratégico [o infantil], pois tem um elemento difusor. Eles vão chegar em casa e repassar para os pais. Essas crianças serão multiplicadoras do conhecimento que adquiriram hoje, na escola”, afirmou o representante da SVS.

O técnico destacou ainda que o bairro Marabaixo foi escolhido de forma estratégica, após análise do Levantamento Rápido de Índices (LIRAa), que indicou como alto o risco na região da capital.

Teatro e participação

Os agentes de endemias da SVS participaram de uma encenação teatral na qual representaram o mosquito da dengue e a ação para evitar que ele se reproduza e transmita a doença. A apresentação chamou a atenção da criançada que mostrou ter entendido a mensagem de prevenção. “A gente tem que limpar, não pode jogar lixo na rua, no rio e tem que preservar mais a natureza. Temos que limpar nosso quintal”, afirmou a estudante Júlia Maria estudante, 9 anos.

Os educadores também aprovaram a ação como forma de fortalecer o combate ao Aedes. “É muito importante tanto o trabalho feito em sala pelos professores quanto essas palestras com os técnicos do governo. O trabalho foi pensado pela grande incidência de alunos com dengue. Estamos em um bairro que tem um número alto de infectados pela doença”, afirmou a professora Darciane Costa.

Aplicativo

Na oportunidade, também foi apresentado o aplicativo “Caça ao Mosquito”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), que incentiva as crianças a procurar os focos do Aedes. O aplicativo funcionará como fonte de dados para a SVS. O usuário tira fotos e manda a localidade do mesmo, e o órgão poderá mapear esses dados para que haja intervenção direta na localidade.

A próxima ação será realizada na Escola Estadual Lúcia Neves Deniur, no bairro Brasil Novo, zona norte da capital, no início de maio.