segunda, 22 de julho de 2019 - 13:25h
SVS organiza ação de combate à malária nas áreas indígenas nos municípios de Oiapoque e Pedra Branca.
Combate a Malária
Por: Nathanael Zahlouth
Foto: Nathan Zahlouth
Reunião de ação

Aconteceu na última sexta, 19, no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) reunião para tratar do combate à malária nas áreas e reservas indígenas na região dos municípios de Oiapoque e Pedra Branca do Amaparí. A reunião serviu para alinhar as ações e parcerias entre o DSEI (Departamento de Saúde Indígena), Secretarias Municipais de Saúde de Oiapoque e Pedra Branca e corpo técnico da SVS.

“É muito importante esta reunião, a SVS, finalmente, conseguiu reunir os atores responsáveis pela saúde indígena para que possamos dar uma resposta imediata para aquela população”. Afirmou Isau Macema, secretário de saúde do município de Oiapoque.

O combate da malária no Amapá

O combate à malária tem sido uma ação conjunta da União, através do Ministério da Saúde, do Estado, através da SVS e dos municípios o que tem acarretado em resultados positivos.

“Nós temos no Amapá uma redução acima da média nacional em torno de 90% de casos no geral. A SVS seria como uma espécie de força tarefa especial do SUS, a proposta é reforçar a vigilância em regiões onde existe um numero elevado de notificações”. Afirmou o Superintendente Dorinaldo Malafaia.

A malária tem tido atenção especial de todos os entes do Estado, pois em outras regiões do País têm sido alarmante os níveis de notificação.

Ação conjunta

O objetivo da reunião, como informou Iracilda Pinto, Diretora Executiva de Vigilância em Saúde da SVS (DEVS/SVS) é reunir informações para entrar com ações nestas áreas para combater a malária nas áreas indígenas. Ao final do encontro os participantes traçaram metas e planos que serão postas em prática a partir da próxima semana.

                  

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá