quinta, 19 de setembro de 2019 - 15:44h
SVS participa de promoção à saúde mental em escola
Ação é alusiva à campanha Setembro Amarelo, de valorização da vida
Por: Nathan Zahlouth
Foto: SVS

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), através do Programa Saúde na Escola (PSE), executa projeto piloto de promoção à saúde mental na Escola Municipal de Ensino Infantil Izabel Negrão.

O projeto ocorreu de forma experimental nesta quarta-feira, 18, e tem como base um manual lançado pela Universidade Federal do Estado do Amapá (Unifap), que estabelece algumas atividades lúdicas voltadas para crianças e pré-adolescentes (faixa etária de 8 a 12 anos) promovendo a saúde mental.

“A importância desse projeto é promover a saúde mental, para que as crianças não desenvolvam problemas psíquicos e também evitar o suicídio. Existe um indicie alto e preocupante no nosso estado”, afirmou Mariane da Silva, psicóloga da SVS.

As atividades além de envolver os alunos, conta com a participação dos pais e profissionais da unidade de ensino para debater e refletir sobre o tema.

“Esse tipo de atividade traz benefício não só para o aluno, mas também para a comunidade em geral, sendo envolvidos os profissionais e os pais, capacitando-os para lhe dar com um assunto complexo como esse”, afirmou o professor Samuel, de educação infantil da escola.

As atividades continuarão de acordo com planejamento que será construído pela equipe multiprofissional em conjunto com a direção das escolas.