sexta, 18 de outubro de 2019 - 19:00h
Estado reforça chamado para o Dia D de vacinação contra o sarampo
No próximo sábado, 19, será o Dia Nacional de Mobilização voltado para crianças de seis meses a menores de cinco anos.
Por: Júlio Miragaia
Foto: André Rodrigues/Sesa
Superintendência de Vigilância em Saúde abasteceu o estado para a campanha, distribuindo 76.865 doses de vacina

O Governo do Amapá reforça o chamado às famílias amapaenses para que levem suas crianças para se vacinarem contra o sarampo. No próximo sábado, 19, será o Dia Nacional de Mobilização voltado para crianças de seis meses a menores de cinco anos, primeira etapa da campanha de imunização.

Nesse dia, todas as unidades básicas de saúde dos 16 municípios disponibilizarão a vacina tríplice viral, única forma de prevenção contra o sarampo. A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) abasteceu o estado para a campanha, distribuindo 76.865 doses às secretarias de Saúde municipais.

Esta semana, foi confirmado, após devolutiva da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o primeiro caso de sarampo no estado, depois de mais de 20 anos. O paciente recebeu tratamento e está fora de perigo.

Todas as medidas de controle que o caso recomenda também foram tomadas: bloqueio vacinal para quem não tem vacina e acompanhamento de possíveis casos secundários na família e arredores do paciente.

Segundo o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, levando em consideração o ressurgimento de casos da doença no país, a melhor forma para prevenir é a participação da população na campanha.

“Não podemos comprometer a saúde de nossas crianças e de toda a população, caindo na campanha de desinformação promovida por meio de fake News, em redes sociais. O alcance de 95% de cobertura vacinal do público alvo da campanha é o desafio que temos para que o Amapá esteja livre do sarampo. Por isso, a importância do comprometimento de pais e familiares a comparecerem nos postos de vacinação, no sábado”, reforçou o gestor.

A chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão, esclareceu sobre quem pode procurar os postos de saúde. “Apesar de o foco da campanha serem crianças, na primeira etapa, e, em seguida, adultos jovens, qualquer cidadão que não tenha tomado as duas doses necessárias, pode procurar as unidades básicas de saúde para se vacinar, é direito seu”, orientou.

Cronograma

O cronograma estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização divide a campanha em duas etapas. De 7 a 25 de outubro, a vacinação será ofertada a crianças de seis meses a menores de cinco anos. O Dia D de mobilização dessa etapa será em 19 de outubro.

A segunda etapa da campanha será do dia 18 a 30 de novembro. Nesse período, a imunização é garantida a pessoas de 20 a 29 anos de idade. O Dia D de vacinação para esse público será em 30 de novembro.