terça, 18 de junho de 2019 - 11:10h
Projeto de mestrado sobre controle da malária no AP é apresentado por servidora
Maria Beatriz Gomes Mendes fará análise sobre a implementação do programa de controle no estado
Foto: Nathan Zahlouth
Projeto de pesquisa será compartilhado também com os municípios, na Comissão de Intergestores Bipartite da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O projeto de dissertação de mestrado da servidora Maria Beatriz Gomes Mendes, sobre a implementação do programa de controle da malária no Amapá, foi compartilhado com a equipe técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS).

A exposição do projeto de pesquisa, do instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF) ocorreu na sexta-feira, 14, no auditório da SVS.

De acordo com Maria Beatriz Gomes Mendes, do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS, a abordagem do estudo se dará a partir das diretrizes do programa nacional de controle da malária, do Ministério da Saúde. O recorte para análise será o período entre os anos de 2013 e 2017. “O objetivo é apresentar aos gestores e técnicos da SVS para sugestões. A ideia é fazer a avaliação da maneira mais participativa possível”, disse a mestranda e servidora.

Presente na exposição, o superintendente Dorinaldo Malafaia parabenizou o trabalho. “O desenvolvimento do trabalho científico, sem dúvida está diretamente vinculado com a melhoria dos serviços que prestamos à população. No caso das políticas de vigilância em saúde, dissertações como as que tratam sobre o controle da malária são fundamentais”, avaliou o gestor.

Após a apresentação à superintendência, projeto de pesquisa será compartilhado com os municípios, na Comissão de Intergestores Bipartite, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).