terça, 17 de abril de 2018 - 17:25h
SVS participa de sessão sobre Dia Mundial da Saúde na CMM
Parlamento municipal debateu doenças e agravos não transmissíveis
Por: Nathanael Zahlouth
Foto: SVS
Diretor executivo da SVS, Emanuel Bentes fez fala em nome da SVS

Aconteceu na ultima terça, 10, a sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Macapá que fez referência ao Dia Mundial da Saúde (7 de abril). O Diretor Executivo de Vigilância em Saúde. Emanuel Bentes, representou a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) a convite do vereador Caetano Bentes.

Na solenidade, Bentes usou a tribuna para lembrar a população da importância de uma vida saudável e de um dia que faça referência a essa prática.

“Existe um aumento considerável de mortes por doenças e agravos não transmissíveis. Representadas por quatro grandes grupos: doenças cardiovasculares, infecções respiratórias crônicas, diabetes e neoplasias e os vários tipos de câncer. Entre os fatores que aumentam esses casos estão o nutricional e a falta de exercícios físicos,” afirmou o representante da SVS.

O diretor executivo destacou também que existe um número expressivo de pessoas que morrem prematuramente, antes dos 60 anos.

Emanuel Bentes alertou ainda que as doenças e agravos não transmissíveis estão diretamente ligados aos hábitos de cada indivíduo. Uma vida saudável envolve uma rotina de exercícios físicos e uma boa alimentação.

“O dia 7 de abril tem que ser lembrado pelos macapaenses como um dia para mudar os hábitos e buscar a qualidade de vida”, concluiu.