quarta, 16 de outubro de 2019 - 10:27h
Oficina trata do adoecimento em ambiente de trabalho no Amapá
Atividade foi ofertada pelo Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SVS
Por: Júlio Miragaia e Alessandro Veloso
Foto: Alessandro Veloso
Evento foi voltado para gestores e técnicos em saúde dos municípios

Reflexão entre gestores e técnicos sobre promoção da saúde e medidas preventivas ao adoecimento e acidentes no ambiente de trabalho. Esse foi o objetivo da oficina “Vigilância em Saúde do Trabalhador na Atenção Básica de Saúde do Amapá”, que aconteceu na terça-feira, 15, no auditório do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) em Macapá.

O evento foi organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e teve como palestrante convidada Márcia da Silva Assunção, do Cerest de Betim (MG). Ela é mestre em promoção de saúde e especialista em saúde do trabalhador, e falou sobre a vigilância em saúde na atenção primária, além da importância de detectar no ambiente de trabalho os fatores que levam ao adoecimento.

“O mais importante é gerar saúde em vigilância, atuando no ambiente de trabalho e modificando o ambiente para que o trabalhador volte e os outros não adoeçam”, destacou a palestrante.

Dentro da programação, foram ainda expostos, pela equipe do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da SVS, os principais segmentos que registram acidentes e adoecimeinto no trabalho no Amapá. Entre as profissões citadas estão extrativistas, principalmente na cadeia produtiva do açaí, mototaxistas e construção civil. 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá