terça, 12 de março de 2019 - 10:51h
Cerest: laudos garantem inserção e reinserção de portadores de necessidades especiais ao mercado de trabalho
SAÚDE DO TRABALHADOR
Por: Alessandro Veloso
Foto: Alessandro Veloso
Gerente do Cerest-AP, Rubernei Monte, destaca que laudo é indispensável para caracterizar o grau de deficiência

Mensalmente, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador no Amapá (Cerest-AP), órgão ligado à Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), emite uma média de 55 laudos para trabalhadores portadores de necessidades especiais.

O serviço é ofertado como forma de acolhimento, que visa inserção e reinserção desses profissionais ao mercado de trabalho. O laudo médico é requisito indispensável para caracterizar o grau de deficiência.

De acordo com o gerente do Cerest-AP, Rubernei Monte, as empresas do estado buscam com freqüência os encaminhamentos desses trabalhadores.

O gestor reforçou também que a equipe do centro realiza o atendimento desses profissionais de segunda a sexta-feira, na sede do órgão, localizado na Avenida Ernestino Borges, entre as ruas Tiradentes e Genral Rondon, no bairro do Laguinho, área central de Macapá.

Cerest/NVST
O Cerest possui como missão institucional o fortalecimento da rede de atendimento e atenção integral à saúde do trabalhador e da trabalhadora, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

As atividades são desenvolvidas por meio de ações de vigilância em saúde do trabalhador, no intuito da diminuição da morbimortalidade; relacionada à prática laboral, identificando riscos ocupacionais existentes, bem como oferecendo subsídios técnicos nas ações de promoção e prevenção, vigilância e diagnóstico, tratamento e reabilitação em saúde dos trabalhadores e trabalhadoras urbanos e rurais, em todos os níveis de atenção à saúde.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá