sábado, 11 de novembro de 2017 - 19:51h
Abertura: etapa estadual da Conferência de Vigilância em Saúde debate prevenção e política pública no AP
SÁBADO E DOMINGO
Foto: Nathanael Zahlouth
Delegados dos 16 municípios elaborarão propostas para etapa nacional

Começou na tarde deste sábado, 11, na Universidade do Estado do Amapá (Ueap), a etapa estadual da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde. Um total de 240 delegados foi credenciado no evento, representando os 16 municípios do Estado. O Governo do Amapá é parte na construção da conferência, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). O evento é promovido em parceria com o Conselho Estadual de Saúde e sociedade civil.

A etapa estadual da conferência, que debate políticas de prevenção em saúde, aprovará 12 propostas que serão discutidas em quatro grupos de trabalho divididos nos seguintes eixos: “O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS”; “Responsabilidades do Estado e dos Governos com a Vigilância em Saúde”; “Saberes, Práticas, Processos de Trabalhos e Tecnologias na Vigilância em Saúde”; e “Vigilância em Saúde Participativa e Democrática para Enfrentamento das Iniquidades Sociais”. A programação se estenderá até o domingo, 12.

Mesa de abertura

A cerimônia de abertura contou com a presença de secretário adjunto de Saúde, Paulo Távora, que representou o governador Waldez Góes e o secretário de Estado da Saúde, Gastão Calandrini. A também esteve presente as seguintes autoridades: Dorinaldo Barbosa Malafaia, superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá; Sivalda Nazaré Cunha, presidente do Conselho Estadual de Saúde; Ivone Matos Miranda, representando a Assembleia Legislativa; Roberto Bauer Melo de Lima, diretor do Núcleo do Ministério da Saúde no Amapá; Wanderley Gomes, representando o Conselho Nacional de Saúde; e Josimar Silva dos Santos, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde.

O secretário adjunto de Saúde Paulo Távora fez a abertura oficial da conferência na condição de presidente do fórum. Na ocasião, o gestor destacou o compromisso do Governo do Amapá em fortalecer a Vigilância em Saúde a partir da criação de uma superintendência do segmento, ação realizada pelo Governo em julho deste ano. “Quanto mais pudermos trabalhar com a prevenção, temos certeza que podemos ter com essa medida nas unidades hospitalares um menor impacto e assim atendermos melhor a população. O Estado do Amapá mostrou claramente este ano com a criação da superintendência a intenção de fortalecer essa área e poder dotar de orçamento e financiamento todo esse trabalho que vocês agora irão nortear. As decisões que vocês irão tomar vão nos colocar cada vez mais com a obrigação de dividir melhor esse orçamento e garantir todo financiamento para a saúde”, disse Távora.

Para o superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Dorinaldo Malafaia, a criação da SVS é uma demonstração de sensibilidade do governador Waldez Góes a uma reivindicação histórica dos movimentos sociais de saúde pública. “Em julho deste ano, o governador Waldez Góes entendeu que a criação da SVS é uma demanda histórica que vinha sendo debatida nos fóruns de movimento de saúde. Que a partir da conferência possamos apresentar as diretrizes para o fortalecimento da vigilância em saúde. Esse é o grande legado deste evento”, ressaltou o gestor.

Já a presidente do Conselho Estadual de Saúde, Sivalda Nazaré Pereira Cunha, destacou o protagonismo dos delegados e demais participantes da conferência no processo de decisão das propostas a serem desenvolvidas no decorrer dos debates. “Só temos a agradecer a participação de todos vocês porque vocês são os principais autores desta conferência. As propostas que estamos construindo com vocês são muito importantes. Vocês sabem onde precisa melhorar a vigilância em saúde”, concluiu a presidente do Conselho.