segunda, 06 de maio de 2019 - 10:51h
Dia D: com centenas de atendimentos, GEA reforça cobertura vacinal contra o Influenza
Superintendência de Vigilância em Saúde montou posto de vacinação no Centro Capuchinhos, na região central de Macapá
Por: Júlio Miragaia
Foto: Marta Bezerra
Campanha continua até o dia 31 de maio, em todas as unidades de saúde dos 16 municípios do Amapá

Centenas de pessoas procuraram neste sábado, 4, o Centro de Promoção Humana Frei Daniel Samarate, a sede dos Capuchinhos em Macapá, para participar do Dia Nacional de Mobilização contra o vírus Influenza. O Governo do Amapá disponibilizou um posto de vacinação no local.

O serviço foi ofertado até as 17h, organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A primeira parcial do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde, apontou que o Estado chegou a 64,16% da cobertura vacinal dos públicos prioritários.

De acordo com a chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão, que monitora a cobertura vacinal, o estado está com o segundo melhor desempenho do país, atrás somente do Amazonas, que iniciou o cronograma da campanha antecipadamente.

A professora Andréa Melo, de 37 anos, foi se imunizar e levou o filho, o pequeno João Guilherme, de 4 anos. Para ela, é importante que toda a família receba a vacina trivalente.

“Hoje é o Dia D de Vacinação, então é importante que todas as pessoas que estão na prioridade venham vacinar, pois é uma forma de se proteger contra esses vários tipos de gripe”, complementou.

O jovem frei Talarrilson, de 21 anos, frade capuchinho, também falou sobre a importância da vacina como prevenção.

“Vemos hoje uma população que está suscetível a doenças, porque não procura modos de prevenção, só quer tratamento. E a gente tem que primeiro trabalhar com a prevenção de doenças. A gripe vem cada vez mais forte, ou seja, ela vem mudada. Então, essa vacinação vem nos ajudar nessa prevenção e convocamos”, enfatizou o jovem.

A campanha de vacinação contra o Influenza segue até o dia 31 de maio, em todas as unidades de saúde dos 16 municípios amapaenses.

Quem deve se vacinar?

Em 2019, a SVS distribuiu 213,7 mil doses da vacina trivalente para os municípios imunizarem os grupos prioritários da campanha: crianças com idade entre 1 e 6 anos incompletos; grávidas em qualquer período gestacional; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; idosos; professores de escolas públicas e privadas; pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa; jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

Reforço

A SVS ajuda os municípios na imunização para que o Amapá atinja a meta de cobertura vacinal, de 90% do público alvo. Além disso, há um cronograma para imunizar alguns grupos. É o caso dos militares do Corpo de Bombeiros que começaram a ser atendidos na terça-feira, 30. Na quinta-feira, 2, foi a vez dos militares da Polícia Militar, e seguirá no dia 10 de maio com a imunização de policiais civis e, depois, os militares ativos das Forças Armadas.

 
GALERIA DE FOTOS
 Créditos:

Marta Bezerra/SVS

 
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá