segunda, 04 de dezembro de 2017 - 18:19h
Dia Mundial de Luta contra a AIDS mobiliza comunidade na Praça Floriano Peixoto
AÇÃO
Por: Nathanael Zahlouth
Foto: Márcio Pinheiro

Dia 1 de dezembro marca a luta do combate à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) em todo o mundo. No Amapá ocorreram diversas ações iniciando pelo município de Santana, com palestras e testagem rápida pela manhã. As ações foram coordenadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em parceria com Serviço de Atendimento Especializado (SAE), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e os patrocinadores: Laboratórios Amaral Costa, Medclin, Acqualitybio, Inneuro.

Pela tarde, a programação se concentrou na Praça Floriano Peixoto, em Macapá. Foi realizada testagem rápida de HIV, Sífilis, Hepatite A e B, distribuição de quite com camisinha masculina, feminina e gel lubrificante, além da divulgação dos atendimentos feitos pelas unidades e conscientização da população que frequenta a praça.

“Se trabalha para prevenir a Aids durante todo ano, temos mais de 3 mil pessoas com o vírus no Estado. O importante é chamar a atenção da população da importância da prevenção e do tratamento. Esse número de casos é significativo. No Brasil somos o sexto Estado mais infectado”, alertou o servidor do setor da Unidade de Doenças Transmissíveis da SVS, Sandro Mendes. O servidor explica também que o Estado, através da SVS, fornece para todos os municípios o teste rápido, entretanto falta mais adesão da população para prevenir e tratar.     

“Para reduzir os indicadores de pessoas infectadas é necessário mudar o comportamento sexual das pessoas. A conscientização é necessária para mudar as relações para que elas aconteçam de forma segura. Além disso, o tratamento é essencial para quem vive com HIV, a carga viral chega perto de zero, reduzindo a probabilidade de infecção e a pessoa que faz tratamento vive praticamente sem sintomas, melhorando a qualidade de vida”, afirma Mendes.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá