sexta, 29 de setembro de 2017 - 12:00h
No Sul do AP, SVS promove oficina de vigilância a Doenças e Agravos Não Transmissíveis
DANT
Por: Júlio Miragaia
Os profissionais recebem o treinamento para o preenchimento da ficha de notificação e atendimento das vítimas de violências
A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) encerra nesta sexta-feira (29) um ciclo de oficinas para estruturação da vigilância epidemiológica das Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT) nos municípios de Laranjal do Jari e Vitória do Jari, no sul do Estado.
 
Desde a terça-feira (26), a equipe técnica da Vigilância Epidemiológica, composta pelos servidores Ângela do Socorro Vaz, Faye Maciel e Ana Cristina Monteiro ministra a capacitação para enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde.
 
Os profissionais recebem o treinamento para o preenchimento da ficha de notificação e atendimento das vítimas de violências. A equipe da SVS também ajudou no enfrentamento dos fatores de risco para as principais doenças crônicas não transmissíveis através de atividades de promoção da saúde.
 
De acordo com a enfermeira Ângela Vaz, as DANT’s, que incluem as doenças crônicas não transmissíveis e as causas externas (violências e acidentes), aumentaram expressivamente nos últimos anos e mudaram o perfil das causas de morte no Brasil.
 
A integrante da SVS explica que somente no Amapá, a maior proporção das mortes em 2013 foi por causas externas com 540 óbitos registrados (22,57% do total de mortes no Estado). As Doenças e Agravos Não Transmissíveis foram as maiores causas de morte no referido ano, correspondendo a 63,3% do total de óbitos.
 
“Uma das prioridades do SUS tem sido estruturar e descentralizar a área de vigilância de DANT, atuando em três eixos: vigilância de doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores protetores de risco, vigilância de acidentes e violências e promoção da saúde”, explicou Ângela Vaz.
 
Em Laranjal do Jari, a capacitação ocorreu na Câmara Municipal, nos dias 25, 26 e 27. Já em Vitória do Jari, o evento foi realizado na Secretaria de Saúde, nos dias 28 e 29.
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá