quarta, 01 de maio de 2019 - 08:22h
Oficina EpiSUS encerra com entrega de kits e certificados
CAPACITAÇÃO
Por: Marta Bezerra
Foto: Marta Bezerra
Curso é atividade continuada que visa qualificar o trabalho de notificações.

Encerrou nesta terça-feira, 30, a terceira oficina do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS Fundamental), em Macapá. O curso é uma atividade continuada que visa qualificar o trabalho de notificações. Nesta edição, contou com a presença de 13 profissionais na área da saúde do Amapá, entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Básica.

Os participantes receberam certificados e kits da formação, entregues pelo titular da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-AP), Dorinaldo Malafaia.

Maylin Rodríguez, coordenadora do evento e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), explicou a dinâmica das oficinas, que tiveram início em novembro de 2018. 

“Na oficina 2, os participantes tiveram que fazer ou apresentar seus produtos. E na oficina 3, aperfeiçoar esses produtos e fazer entregas de outras atividades, indicadas com antecedência. Na oficina 3, houve a apresentação final de seus produtos com análises de dados, tabelas, gráficos, análises e discussão dos resultados, conclusões e recomendações que podem ser usadas como guia para aperfeiçoar em nossos serviços”, explicou.

Rodríguez também destacou a produtividade no espaço.

“Foi muito proveitoso para eles. Um aprendizado constante, que permitiu que os participantes crescessem profissionalmente ao longo de cada oficina. Foi desenvolvido nesta terceira oficina um produto final com a qualidade requerida. Eles vão realizar detecção e resposta às emergências de Saúde Publica com maior qualidade e efetividade. E também podem se tornar promotores desses conhecimentos nos municípios”, disse a coordenadora.

A oficina foi facilitada, em suas três edições, pela enfermeira e técnica do Ministério da Saúde, Nathalie Mendes Estima. 

O EpiSUS-Fundamental é promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e tem o objetivo fortalecer o Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, por meio da capacitação de profissionais em epidemiologia de campo, que atuam em nível local.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá