quinta, 18 de julho de 2019 - 11:00h
SVS realiza ação de valorização à vida no SENAC com os jovens aprendizes.
Promoção à Vida
Por: Nathan Zahlouth
Foto: SVS
jovens na palestra de promoção à vida

Nos dias 15 e 16 de junho, no auditório da sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), ocorreu o evento de valorização à vida, organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) através da Unidade de Doenças Não Transmissíveis (UDNT) em parceria com o SENAC.

A UDNT é responsável pela Vigilância de Violências e acidentes – VIVA que monitora os dados sobre lesão autoprovocada (suicídio, tentativas de suicídio/ automutilação). O setor também atua na promoção da saúde e linha de cuidados como esta ação.

Público alvo

A ação foi voltada para 240 jovens do Projeto “Jovem Aprendiz”. Este é um programa de capacitação e inserção no mercado de trabalho do Sistema “S”, que atende a faixa etária de 14 a 24 anos.

Esta faixa etária tem recebido atenção especial do Estado, devido o aumento de casos de suicídio nos últimos dez anos. Segundo pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), enquanto o mundo apresentou redução nos índices de suicídio, no Brasil na faixa etária dos 10 a 19 anos houve aumento de 24%.

Promoção da vida

Nos dois dias as palestras incentivaram o fortalecimento da identidade e o emocional, apoiando e prevenindo o adoecimento psíquico.

“Nós estamos em vários comitês e espaços de debate no sentindo da construção da política de enfrentamento do suicídio no nosso Estado. Além desta ação estamos com demais ações para ocorrer durante o ano, principalmente no Setembro Amarelo”. Explicou Michele Maleamá, técnica responsável pela ação através da UDNT/SVS.

As ações de promoção à vida estão sendo executada de acordo com o calendário e será intensificado no mês de setembro, quando acontece a campanha nacional do mês de prevenção do suicídio, chamado setembro amarelo.   

 

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá