segunda, 18 de março de 2019 - 11:43h
SVS capacita servidores da UPA Zona Norte sobre uso e controle de vacinas e soros
ZOONOSES
Por: Júlio Miragaia
Foto: SVS

A Unidade de Controle de Zoonoses da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) promoveu, na última semana, para profissionais da Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte, treinamento sobre o uso e o controle da vacina anti-rábica humana e os soros contra picadas de animais peçonhentos.

O objetivo é divulgar o novo protocolo de atendimento feito pelo Ministério da Saúde para esse tipo de acidente e mostrar a situação epidemiológica no estado.

“O acompanhamento do cumprimento dos protocolos é contínuo. É feita pela SVS a avaliação das fichas de notificação. As orientações sobre as dosagens corretas ocorrem porque há uma indicação do Ministério da Saúde de otimização do uso da vacina anti-rábica humana e dos soros anti-venenos, explicou a médica veterinária Thais Batista Marques, da SVS, que ministra as orientações.

Para descentralizar e ampliar os atendimentos de imunização em Macapá, o Governo do Estado do Amapá inaugurou em dezembro do ano passado uma sala de vacina especializada na UPA da Zona Norte para demandas de urgência e emergência. Entre os atendimentos disponíveis no espaço, está a disponibilização de soros anti-venenos ministrados para vítimas de acidentes com animais como cobras, escorpiões, lagartas, dentre outros.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá