quinta, 17 de outubro de 2019 - 11:39h
Combate à malária é intensificado em distritos indígenas do Amapá
Profissionais da Superintendência de Vigilância em Saúde participaram de dez dias de ações nas comunidades tradicionais de Pedra Branca do Amapari.
Por: Júlio Miragaia e Alessandro Veloso
Foto: SVS
Equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde passou dez dias atendendo indígenas nas aldeias Waiãpi

O Governo do Amapá e o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) iniciaram as ações integradas de combate à malária na reserva indígena Waiãpi, no município de Pedra Branca do Amapari, no centro-oeste do Amapá. O objetivo é reduzir o número de casos da doença na região.

Uma equipe da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) foi deslocada à reserva para ajudar profissionais do Ministério da Saúde no atendimento e na elaboração de políticas preventivas para as comunidades tradicionais.

A ação materializa a integração entre o Estado e governo federal no plano emergencial de combate à malária composto por três principais frentes de trabalho: a busca ativa (detecção de casos), o teste rápido e a borrifação (intradomiciliar).

Os profissionais da SVS permaneceram dez dias nas aldeias Waiãpi. O enfermeiro Waldir Bitencourt, coordenador do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS, ressaltou que foram realizados trabalhos de detecção ativa e de teste rápido em todas as aldeias ao longo da rodovia Perimetral Norte.

“Foram feitos três ciclos de combate à doença nas aldeias, proporcionando cobertura completa a esses locais. Mesmo assim é necessário um combate contínuo para controlarmos a malária"”, frisou o enfermeiro.

Cooperação técnica

As tratativas com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), em busca do fortalecimento de ações conta a malária em áreas indígenas do Amapá iniciaram em julho quando o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, se encontrou, em Brasília, com a titular da pasta, a amapaense Silvia Nobre Waiãpi.

No dia 3 de outubro deste ano, Estado e Sesai assinaram um termo de cooperação técnica que embasa as ações atualmente desenvolvidas nas aldeias Waiãpi.

 
GALERIA DE FOTOS
 Créditos:

Divulgação SVS

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá