quinta, 17 de outubro de 2019 - 11:42h
Amapá passa a ofertar vacina para usuários do SUS vulneráveis à pneumonia
A vacinação tem como alvo crianças maiores que 5 anos, idosos e pacientes portadores de HIV/Aids ou doenças oncológicas.
Por: Júlio Miragaia
Foto: SVS
Vacina Pneumocócica 13 Valente já está disponível no Crie

Desde segunda-feira, 14, a rede estadual de saúde do Amapá passou a ofertar a vacina “Pneumocócica 13 Valente”, voltada a pacientes com doenças e casos considerados especiais. Entre eles, crianças maiores que 5 anos, idosos e portadores de HIV/Aids ou doenças oncológicas.

A Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) disponibilizou, no Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie), um total de 300 doses da vacina. O Crie funciona dentro do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na rua Jovino Dinoá, 1251, no Centro de Macapá.

De acordo com o enfermeiro Carlos Cruz, do Crie, o público contemplado com o novo medicamento é o que tem maior risco de contrair doenças pneumocócicas.

“As vacinações combatem a possibilidade de transmissão da pneumonia. Todas as pessoas enquadradas nessa condição de risco são primeiramente avaliadas por um médico e, com a prescrição, são encaminhadas ao Crie”, explicou Cruz.

A chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andréa Marvão, explicou como funcionará o abastecimento da vacina no Estado.

“O Ministério da Saúde disponibilizou 300 doses, nesta primeira remessa, para implantação da Pneumo 13, e estamos aguardando o envio de mais 600 doses, em novembro, para o abastecimento de rotina”, disse a técnica.

O superintendente da SVS, Dorinaldo Malalfaia, destacou a importância de vacinar os grupos mais vulneráveis às infecções.

“Com a chagada da Pneumo 13 à rede pública, garantimos o compromisso do Governo do Estado em ofertar os imunobiológicos para esse segmento”, frisou Malaiafaia.

O que é o Crie?

O Centro de Referência em Imunobiológicos Especiais (Crie) oferta vacinas específicas a pessoas que não podem tomar as vacinas de rotina nas Unidades Básicas de Saúde.

No Crie estão, por exemplo, as vacinas para crianças portadoras de alergia, intolerantes a lactose, pacientes atendidos na Nefrologia, portadores de HIV/Aids, transplantadas de medula óssea, pessoas com problemas sanguíneos, transplantados com problemas no fígado, nos rins, coração, etc.

Para atendimento é necessário encaminhamento médico da rede estadual de saúde. O Crie funciona no mesmo prédio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na rua Jovino Dinoá, 1251, Centro.

 
GALERIA DE FOTOS
 Créditos:

Divulgação/SVS

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá