terça, 14 de maio de 2019 - 09:25h
No encerramento, encontro aprova "Carta de Saúde do Trabalhador do Meio do Mundo"
RENAST NORTE
Por: Alessandro Veloso
Foto: Marta Bezerra
Documento é síntese de encaminhamentos do evento

No último dia do 6º Encontro de Saúde do Trabalhador e do Controle Social da Região Norte (Renast-Norte), as delegações participantes aprovaram a "Carta de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Controle Social do Meio do Mundo". O documento, é a síntese das discussões e encaminhamentos do evento que ocorreu na última semana, em Macapá. 

As medidas deliberadas durante todo o evento tem como foco a redução dos acidentes de trabalho, as normas de proteção em vigor e os meios para torná-las efetivas.

Uma das discussões mais importantes segundo, o Chefe da Unidade de Articulação e Desenvolvimento da Política de Saúde do Trabalhador da SVS, Regiclaudo Silva, é que o local de trabalho tem que ser um local saudável e seguro para as pessoas não adoecerem, não se acidentarem e, principalmente, não morrerem. 

O evento discutiu com o coletivo dos profissionais envolvidos nas políticas de promoção à saúde do trabalhador no estado do Amapá e de outros estados da região norte.

Wanderlei Gomes da Silva, coordenador da Comissão de Vigilância em Saúde do trabalhador do Conselho Nacional de Saúde, avaliou a importância da realização do Renast no Amapá.

"Está sendo muito positivo. Os estados da Região Norte atenderam ao chamado e as discussões estão ocorrendo em altíssimo nível. Tanto do ponto de vista qualitativo e quantitativo, a Renast/Norte Amapá tem sido um sucesso", frisou. 

Uma das palestras mais aguardadas foi a do Dr Henz Roland Jakob (RO), que tratou da temática "Ferramentas na vigilância em saúde do trabalhador na Amazônia".

 
Carta
"A Carta de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Controle Social do Meio do Mundo" são recomendações e propostas a serem compartilhada entre todos os estados e municípios da Região Norte. A ênfase é a vigilância em saúde do trabalhador, que observará o trabalho como um todo. A prevenção e o cuidado são o norte do documento.
Para lê-la, clique AQUI.
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal - - gabinete@svs.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá