terça, 13 de agosto de 2019 - 10:52h
Cooperação entre SVS e Diagro vai mapear zoonoses e prestará apoio a municípios
Governo disponibilizará profissionais e recursos técnicos para atuação integrada na saúde humana e saúde animal devido à carência nos municípios.
Por: Júlio Miragaia
Foto: Nathan Zahlouth
Superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, e diretor-presidente da Diagro, José Renato Ribeiro, detalharam como será a cooperação

Para fortalecer o controle das doenças transmitidas por animais - as zoonoses -, o Governo do Amapá disponibilizará profissionais e recursos técnicos para ações nos municípios. O reforço se dará através de cooperação técnica firmada entre a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária (Diagro).

A princípio, o trabalho será focado em ministrar vacinas antirrábicas em cães e gatos com o apoio do Estado. Além disso, a SVS e a Diagro atuarão em ações preventivas e educativas, voltadas para a saúde pública e de saúde animal.

De acordo com o superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia, o suporte na vacinação antirrábica é por causa da carência de médicos veterinários na rede de saúde municipal. Ele também afirmou que a cooperação tem como objetivo primeiro saber qual a situação das zoonoses no Amapá, seja na área animal ou na saúde pública.

“A Diagro, às vezes, atua com seus veterinários para tratar de uma determinada doença animal, que tem uma interface também com a saúde pública. Então, quando a gente puder fazer uma atividade conjunta nós iremos, pois isso otimiza recurso e dá eficiência ao serviço e atende toda essa cadeia de salubridade, ou seja, conseguimos atuar tanto na saúde animal quanto na saúde humana”, disse Malafaia.

O diretor-presidente da Diagro, José Renato Ribeiro, destacou a importância da integração dos órgãos estaduais em busca de resultados positivos na saúde pública e na atividade econômica. “Esse foco da cooperação entre Diagro e SVS não é somente na saúde pública e zoonoses, temos que pensar na tuberculose, brucelose, a própria raiva que também afeta o lado humano e os animais de exploração econômica. Quanto mais integração nós tivermos entre instituições, mais retorno teremos à sociedade”, considera.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal - - gabinete@svs.ap.gov.br