quarta, 13 de março de 2019 - 19:05h
Amapá inicia mobilização para 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra o Influenza
SVS promoveu encontro com representantes da imunização nos municípios
Por: Júlio Miragaia e Marta Bezerra
Foto: Nathan Zahlouth
Estado teve a segunda melhor cobertura vacinal do país em 2018

Aconteceu na manhã desta quarta feira, 13, no auditório do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SVS), a primeira reunião com os coordenadores municipais em saúde sobre a 21ª Campanha Vacinal contra Influenza. Estiveram presentes representantes de todos os municípios do estado, convocados pela Unidade de Imunobiológicos da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). O objetivo foi traçar estratégias de vacinação para atingir a cobertura vacinal em 2019.

Este ano, a campanha inicia no dia 10 de abril e vai até 31 de maio, tendo como Dia de Mobilização Nacional o dia 04 de maio. Como estratégia para o alcance da cobertura vacinal nas crianças e gestantes, entre os dias 15 e 19 de abril, será priorizada a vacinação desses dois grupos. A partir do dia 22 de abril, a imunização será estendida para todos os demais grupos prioritários. Na oportunidade, serão disponibilizadas outras vacinas do calendário vacinal.

A coordenadora da unidade, Andréa Marvão, pautou assuntos como a cobertura vacinal, o fechamento do banco de dados de 2018, orientações sobre a vacinação BCG, a divulgação das campanhas nacionais de imunização e as alterações no calendário vacinal deste ano.

A vacina trivalente protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

AP

No ano passado, o Amapá teve a maior segunda cobertura vacinal do país, de acordo com o monitoramento do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. A maioria dos municípios ultrapassou a meta de 100% de cobertura vacinal.

O Governo do Estado, além de garantir a distribuição de mais de 178 mil doses da trivalente para os 16 municípios, também impulsionou ações, como a instalação de um ponto de vacinação no Dia D.

Para Ana Paula Lima, coordenadora de imunização do município de Laranjal do Jarí, que alcançou mais de 100% de cobertura vacinal, é preciso que o poder público e a população sigam vigilantes para manter os bons índices de vacinados obtidos nos últimos anos.

“Seguimos trabalhando levando informação ao público, pedindo que venham até a unidade e colocamos mais postos volantes para que consigamos alcançar o maior número possível de pessoas”, disse a coordenadora municipal.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua Tancredo Neves, 1118. São Lázaro. CEP: 68905-320 - - contato@svs.ap.gov.br