terça, 11 de dezembro de 2018 - 11:59h
Dezembro Vermelho: programação inicia com conscientização dos servidores
PREVENÇÃO
Por: Nathan Zahlouth
Foto: Nathan Zahlouth
Ação de alerta ocorreu na Diretoria Executiva da SVS

Na manhã de segunda-feira, 10, a Unidade de Doenças Transmissíveis da Vigilância em Saúde do Estado realizou palestra para os servidores em alusão ao “Dezembro Vermelho”, mês de alerta para a prevenção e o combate ao HIV/Aids. A atividade ocorreu no auditório da Diretoria Executiva de Vigilância em Saúde (Devs/ SVS) e foi voltada para conscientização do quadro técnico e também dos agentes de endemias.

A programação do Dezembro Vermelho se estenderá durante todo o mês, com palestras em escolas e disponibilização de insumos, como camisinhas masculinas e femininas nas repartições públicas; além da realização de testes rápido em locais públicos e nas Unidades Básica de Saúde.

Prevenção

Com o foco na prevenção, o setor tem elaborado dispensadores de preservativos de forma artesanal. A unidade já distribuiu mais de 100 dispensadores e pretende elaborar e distribuir pelo menos mais 300. “Se caso alguma empresa, órgão público, bar, restaurante ou qualquer entidade que tenha fluxo de pessoas quiserem disponibilizar o dispensador é só procurar a Unidade na SVS (Rua Almirante Barroso, 619), que será disponibilizado o dispensador e as camisinhas”, afirmou Ivon Cardoso, Chefe da Unidade de Doenças Transmissíveis da SVS.

Cardoso alertou ainda que é importante que a sociedade assuma o compromisso de prevenção contra as doenças transmissíveis, principalmente a Aids. “Basta se prevenir”, esclareceu.

A campanha se intensifica no último mês de ano em referencia ao dia 1 de Dezembro, que é o Dia Mundial de Combate a Aids. Entretanto, tanto os testes rápidos quanto os insumos para proteção estão disponíveis nas Unidades de Atenção Básica durante o ano todo.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal

gabinete@svs.ap.gov.br
Manifestações e Pedidos, acesse: ouvamapa.portal.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá