quinta, 09 de maio de 2019 - 14:07h
Autoridades do AP saúdam Encontro de Saúde do Trabalhador da Região Norte
6º RENAST
Por: Júlio Miragaia
Foto: Marta Bezerra
Evento ocorre no Museu Sacaca até a sexta-feira, 10

Começou na noite de quarta-feira, 8, no Museu Sacaca, em Macapá, o 6º Encontro de Saúde do Trabalhador e do Controle Social da Região Norte (Renast-Norte). Com o tema “Desafios Para Efetivação da Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora Na Região Norte”, o evento recebe delegações de gestores, Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CISTT) e sindicatos dos estados do Pará, Rondônia, Amazonas, Tocantins e Acre.

Durante a abertura, autoridades e representantes de segmentos sociais fizeram saudação ao encontro, que conta com apoio institucional do Governo do Amapá, da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

A mesa foi composta pelo superintendente da SVS, Dorinaldo Malafaia; o secretário de Estado da Saúde, João Bittencourt; Roberto Bauer, representante do Ministério da Saúde do Amapá; Ellen Cristina Cruz Sampaio, coordenação geral de saúde do trabalhador e da trabalhadora do Ministério da Saúde; Sivalda Nazaré Cunha, presidente do Conselho Estadual de Saúde do Amapá; Daniela Pelaes, secretária de Saúde do município de Pedra Branca do Amapari; Wanderley Gomes, representante da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e conselheiro nacional de saúde; Paulo Gilberto Melo, representante da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador do Amapá; Iracilda Pinto, diretora executiva de Vigilância em Saúde da SVS; José Maria Frota, diretor do Cerest Rondônia e representando os estados visitantes; e Maria Helena Araújo, médica do trabalho do Cerest Amapá, representando o corpo técnico do Cerest.  

O superintendente Dorinaldo Malafaia destacou, em sua saudação, a importância do trabalho da vigilância em saúde do trabalhador e agradeceu à comissão organizadora por escolher o Amapá como sede do encontro. “Para nós é um desafio. Estamos no momento de reestruturação do modelo de saúde no Amapá. A SVS há pouco tempo foi criada, há menos de dois anos, e nós iniciamos um processo extremamente difícil que é estruturar essa ferramenta e integrar as vigilâncias em saúde do trabalhador, laboratorial, epidemiológica, sanitária e ambiental. O objetivo é garantir a autonomia financeira e de gestão para avançarmos na promoção da saúde para nossa população”, destacou Malafaia.   

Para o secretário de Estado da Saúde, João Bittencourt, o 6º Encontro de Saúde do Trabalhador da Região Norte é salutar para garantir importantes avanços, principalmente, em ressaltar as responsabilidades dos estados com o processo de proteção e promoção da saúde dos trabalhadores.  "O encontro é importante pela força representativa que possui, e por possibilitar uma discussão concreta, sobre o controle social dentro da política pública, que precisa ter esse diálogo reforçado, para fortalecer a  prevenção dos acidentes e doenças recorrentes nas mais diversas áreas do trabalho", considerou Bittencourt.

A programação do 6º Renast se estende até a sexta-feira, 10, quando ocorrerá a aprovação das recomendações da “Carta de Macapá em Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

SVS - Superintendência de Vigilância em Saúde
Rua 13 de Setembro nº 1889 - Bairro Buritizal - - gabinete@svs.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2019 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá